Tempo estimado para leitura deste texto: 2 minutos

Captura De Tela 2017 08 25 As 18 14 46

 

Cotia, maio de 2018

 

 

Caros amigos,

 

Em ano de uma eleição tão importante para o país, não temos como não pensar em política, o que ela significa e que relação tem com o que fazemos no Projeto Âncora.

 

Algumas experiências com a política em nossa era foram e são tão trágicas que nos fazem pensar no sentido da política e nos empurram para a necessidade de pensar uma nova forma de fazê-la.

 

O Projeto Âncora foi criado para ser “um espaço de vivência, prática e multiplicação da cidadania” (conforme missão escrita em 1998).

 

A palavra política, vem do grego, polis, que quer dizer cidade. A palavra cidadania, vem do correlato em latim, civitatem. Cidadania e política estão associadas e nos remetem à vida em sociedade.

 

No Âncora a educação política e cidadã se dá a cada dia e em cada atividade, não educamos PARA uma cidadania política, mas NA cidadania política. Enxergando o ser, desde criança, como sujeito e autor de transformação social.

IMG 0967web

 

O Projeto Âncora foi concebido como uma mini cidade, nele existem problemas como em toda cidade, problemas econômicos e administrativos, no uso do espaço, problemas de limpeza, de organização, de democracia, de participação, de alimentação etc. Problemas viram Grupos de Responsabilidade ou Grupos de Trabalho formados por crianças, jovens e adultos, que pesquisam, estudam e propõem soluções que sejam boas para o coletivo.

 

Essa educação NA cidadania abraça, ao mesmo tempo, a adesão a valores, a aquisição de conhecimentos e a aprendizagem de práticas na vida pública.

 

Alguém que, desde pequeno, se envolve com o coletivo não será um adulto que confunde o público com o privado, que pensa só em si ou nos seus pares, que não enxerga a riqueza da diversidade humana.

 

Abraços sempre esperançosos.

 

 

Regina Machado Steurer

Conselheira Projeto Âncora

 

Rodapé