Tempo estimado para leitura deste texto: 1 minuto
CARTA DO MES Faixa Com Logo

O Projeto Âncora foi criado em 1995 com o desejo de contribuir na construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Seu objetivo foi o de colaborar com a transformação social da comunidade em que está inserido, acreditando que a transformação verdadeira se alcança com a autonomia das pessoas, respeitando a si próprias e às outras.

Este foi também o fundamento que orientou a criação da Escola Projeto Âncora em 2012, contribuindo com uma educação que cuide da cognição, bem como do lado socioemocional de todos os envolvidos, na corresponsabilidade de garantir uma experiência que possibilite às pessoas terem autonomia e capacidade de realizar seus propósitos. Diante disso, adota uma pedagogia que envolve crianças, jovens, educadores e famílias na autoaprendizagem e no reconhecimento de suas sabedorias e talentos.

Estas são as escolhas fundadoras desta instituição, às quais compete a seus membros cuidar e aperfeiçoar.

Assim, hoje nos comprometemos a:

. continuar promovendo assistência social sem assistencialismo;

. aprimorar a pedagogia Âncora centrada nas pessoas, baseada em metodologias que ajudem a organizar os estímulos e informações que o mundo oferece, facilitando a aquisição de conhecimento orgânico e não impositivo, respeitando a curiosidade presente em todos os processos de aprendizagem;

. valorizar a dignidade de cada pessoa e o respeito mútuo que todas necessitam, sendo a restauração das relações o percurso a ser trilhado e cuidado em situações de conflito, sem punições ou retribuições;

. praticar a liberdade sem permissividade e a autoridade sem autoritarismo, despertando o autoconhecimento e a empatia necessários a uma vida comunitária mais respeitosa e harmoniosa.

Este é o rumo que queremos seguir com toda a comunidade Âncora.

Texto coletivo elaborado em julho de 2019

BannerC02
Clique aqui e se torne uma mantenedora ou mantenedor da Escola Projeto Âncora