Tempo estimado para leitura deste texto: 2 minutos

Nosso artigo foi publicado na Revista INOVEDUC e distribuído na Bett Educar, feira internacional de Inovação em educação.

A edição está incrível! Vale devorar. Leia a edição na íntegra aqui.

 

3 Nave

Texto: Coletivo Projeto Âncora

Ilustração: Malusco

 

A aprendizagem começa com um movimento interno

 

Todos sabemos, como está não dá.

No velho mundo da descrença política, da ausência de valores, da intolerância bruta, da mercantilização do invendável, da insustentabilidade dos recursos naturais, do mar de desigualdades e o do desrespeito ao próximo em todos os cantos do planeta. Sim. Não está fácil.

Somos educadorxs, todos somos, a internet o é. Como educadorxs é impossível acreditar que não é possível. Para chegar lá é preciso ousadia e necessária coragem para desbravar universos. Experimentar, errar e acertar, evoluir e se lançar na confiança do mundo novo, ousando por terras nunca antes visitadas e mediando a aprendizagem dxs jovens e crianças que temos a oportunidade de fortalecer vínculos na aprendizagem mútua.

A nave circo transporta uma Âncora, a velocidade é cuidadosa, as assembleias são soberanas e a força do grupo e do consenso é construída no dia a dia. De 2014 a 2017, reduzimos 80% do açúcar usado em nossa alimentação, 10% das hortaliças que consumimos é plantada por nós, fomos visitados por cerca 11.000 educadores nos programas de Transformação Vivencial, fomos o episódio de estréia da série do canal Futura que mapeou 12 escolas inovadoras do mundo e entre as 178 Inovadoras e Criativas mapeadas pelo MEC.  Nossxs crianças e jovens deram mais de 20 palestras em instituições no Brasil e em Portugal, e o curso on line “Fazer a Ponte no Brasil” teve 2000 inscrições.

Voamos profundo e convidamos todos a virem conosco promover mudanças estruturais neste mundo em transição.

Na nossa verdade a melhor ferramenta para o desenvolvimento social e humano é a educação para o futuro. Por meio dela (trans) formamos seres humanos para mergulharem dentro deles, olhando ao outro, visando o coletivo e atentos a tudo que faça refletir com saúde, resiliência, tecnologia, arte, pesquisa e atualidade. Nosso rumo é uma Matriz de valores guiada pela Responsabilidade, Solidariedade, Respeito, Afetividade e Honestidade!

Nossa nave é uma comunidade de aprendizagem sem fronteiras e em constante mutação.

Resgate-se e venha

 

Aviso axs leitorxs!

Você observará que optamos por utilizar uma escrita que substitui as letras que caracterizam gênero por X. Sabemos que a língua reflete o machismo em nossa sociedade e, mesmo sabendo que pode tornar a leitura um pouco mais difícil, nos colocamos diante desse desafio, pois ele condiz com os nossos valores.
Sabemos que essa forma de escrita não é uma unanimidade entre linguistas e existem até propostas possivelmente mais apropriadas de gênero neutro, mas é essa que damos conta como equipe nesse momento e seguimos aprendendo.