Tempo estimado para leitura deste texto: 4 minutos

Aeroporto

 

Olá à todos que colaboraram, que nos apoiaram, que nos inspiraram, e tornaram o sonho do Intercâmbio uma realidade.

Dois anos se passaram…. Parece que foi ontem, mas foi em setembro de 2015 que recebemos pela primeira vez o contato dos amigos da Escola da Esperança / Tamera (Portugal), dizendo que gostariam de conhecer uma escola diferente como o Âncora, para transformarem sua própria escola, e que, portanto, viriam ao Brasil. Ao mesmo tempo, nós aqui no Âncora, ficamos felizes e “surpresos” com a coincidência, pois estávamos justamente num momento de listar todas as vontades da nossa escola dos sonhos (nós, educadores, e as 20 crianças que então compunham o Núcleo do Desenvolvimento), e um desses sonhos era o de realizar um Intercâmbio! Pronto: a partir daí, estava estabelecido um laço afetivo e um projeto  que não sabíamos ainda quão profundo, intenso e rico seria… Era o início de despretensiosas amizades globais (como diz nosso amigo  Rico, de Tamera), uma união que se fez a partir da vontade comum de contribuir na a construção de um mundo mais justo por meio da educação.

Capa Fb

Desde então, os educandos e educandas começaram a estudar e realizar ações diversas para tornar o sonho realidade. Estudaram todas as áreas do conhecimento por meio de roteiros de aprendizagem do Projeto Intercâmbio (sustentabilidade, globalização, capitalismo, guerras, colonização do Brasil, conversão de moedas, fuso horário, zonas térmicas, paralelos e meridianos, oceanos e continentes, comunidade de Tamera, inglês, artigo de opinião, fichamento, contos, entre muitos outros). Mas muito além das áreas do conhecimento, os educandos e educandas desenvolveram habilidades multidisciplinares e questões atitudinais que os tornaram pessoas melhores, através da elaboração do site do projeto, criação do vídeo de arrecadação da campanha e tudo que ele envolve, escrita e revisão do projeto, organização e realização dos eventos de arrecadação, preparação de apresentação para falar aos visitantes e potenciais investidores, realização de rodas inúmeras de reflexão e mediação de conflitos, superação de frustrações e desenvolvimento de persistência (é, não foram poucas vezes que cada um dos envolvidos pensou em desistir, ao longo desses dois anos).

Comunidade

Pois bem, os jovens da escola da Esperança conseguiram vir realizar a primeira parte do Intercâmbio, em fevereiro de 2016, e nos deram força para continuar ainda mais a investir no sonho de irmos até eles, em Portugal. E assim conseguimos: viajamos para a Europa dia 29 de setembro, e retornamos ao Brasil em 21 de outubro, repletos de conhecimentos e com os corações transbordantes de entusiasmo por todas as vivências, aprendizados e sonho realizado.

Então, para compartilhar tudo isso, vamos fazer uma apresentação dia 08/12, às 19h30, no Projeto Âncora. Essas apresentação é para agradecer e para compartilhar tudo o que vivenciamos nessa viagem, que foi um aprendizado e tanto para todos nós.

Sentimos o maior prazer em compartilhar todas as experiências que vivemos, que só aconteceu porque muitas pessoas acreditaram e apoiaram de alguma forma! Nossa gratidão eterna a todos que sonharam conosco!

Além das vivências gerais, que falaremos brevemente em tópicos e com fotos, podemos dar nossos relatos pessoais dos 18 viajantes, para que vocês também possam saber mais sobre a viagem pelo olhar de cada um de nós.

Img 20171018 Wa0000 002

Essa viagem nos proporcionou uma convivência intensa e o confronto com diversos desafios que mexeram bastante com nossa forma de ser e de estar no mundo, gerando um oceano de sentimentos para cada um de nós… Superação e crescimento interno: nosso olhar sobre o mundo, sobre as relações, sobre a construção de um futuro mais harmônico e sustentável entre os homens no nosso planeta se ampliou de uma maneira transformadora. São muitos aprendizados conjuntos e, ao mesmo tempo, as vivências mais significativas tocaram cada um de maneira diferente e especial. Por isso, achamos que vocês vão gostar de conhecer o panorama geral da viagem mas, também, o que tocou cada um de nós.

O nosso retorno nos mostrou o quanto estamos diferentes, e o quanto nos aproximamos ainda mais, nós 18, e os amigos todos de Tamera. São laços fortes que sentimos: ficarão para sempre, e nos marcaram para sempre! Desde que voltamos, continuamos fazendo rodas sobre sentimento, fórum, exercícios de energização e roda de mulheres. Tudo o que aprendemos sobre convivência e confiança nas relações parece que agora faz parte de nós… Esperamos conseguir continuar e expandir isso para nossa escola toda, nossas famílias e todos com quem convivemos.

Img Tamera

Além disso, também temos objetivos pessoais para multiplicar nosso aprendizado, o que vocês conhecerão no tópico sobre os projetos pessoais.

Por fim, organizamos nossos gastos para apresentar a prestação de contas.

Com alegria, realizamos mais essa etapa do nosso projeto, a de organizar e compartilhar nossas vivências e aprendizados. Pode parecer que são as etapas finais, mas, dentro da transformação que a viagem nos proporcionou, esse faz parte dos primeiros passos rumo a construção de uma vida diferente, harmoniosa, sustentável em todos os sentidos.

Portanto, sejam muito bem vindos no dia 08. Vai ser uma alegria e um prazer poder compartilhar com vocês um pouco do muito que vivemos e do muito que ganhamos nessa viagem maravilhosa.

Caroline Florencio, Giovana Sales e Mariana Santino

Em nome do grupo do Projeto Intercâmbio

Card