Tempo estimado para leitura deste texto: 2 minutos

Carta Mensal

 

Cotia,de abril de 2018

 

Caros amigos,

 

“Incendiar a imaginação brasileira em torno da educação”.

 

Frase dita pelo economista Eduardo Giannetti em encontro sobre educação e economia no dia 22 de março com a participação do Projeto Âncora.

 

Então, continuemos, também por aqui, colocando a educação no centro de tudo. E no centro da economia, da política, da vida.

1plus

 

 

Como nos mostrou com números e comparando-os com outros países em condições semelhantes ao Brasil, nosso problema mora menos no montante da verba destinada à educação do que na forma como esse dinheiro vem sendo empregado e gerido.

 

Gastamos muito mais em uniforme, merenda, transporte e material didático do que no que diretamente influencia a qualidade da educação: modelo pedagógico, professor e infraestrutura. Experimente digitar no Google: máfia do uniforme, máfia do transporte escolar, máfia da merenda, máfia do livro didático. Tem alguma coisa muito errada aí…

 

No Projeto Ancora não temos uniforme escolar. Uniformizar crianças é a última coisa que queremos. A criança, do muro do Âncora para fora, é de responsabilidade da família e essas se organizam para cuidar da maneira mais fácil e confortável, nos melhores horários, em mutirões de pais de carro ou a pé.

 

A comida é feita cada vez mais com com produtos locais e da época, por cozinheiras da comunidade e com a participação das famílias. Os livros são variados, usamos muito mais a internet, o aprendizado da comunidade e o que já foi produzido como conhecimento dentro da própria entidade. Valorizamos o aprendizado na horta, na marcenaria, na dança, na música, no circo ou nos grupos de responsabilidade (das próprias crianças) como os do bulling, alimentação, limpeza e cuidados com os materiais.

 

Vamos incendiar a imaginação brasileira em torno da educação? Vamos ajudar a construir um protótipo replicável e que respeite as nuances de cada comunidade?

 

 

 

Regina Machado Steurer

Conselheira Projeto Âncora