Tempo estimado para leitura deste texto: 2 minutos

Novembro2

Gestão e Gestação.

Há 23 anos funcionamos como ONG, há 7 anos entendemos que o melhor desenvolvimento social que poderíamos promover é por meio de uma educação que transforma quem dela participa. Educandos, educadores, famílias, visitantes, voluntários, parceiros, amigos…Todos fazem parte de uma inteligência coletiva, todos têm a sua contribuição para o bem-estar de todos.

Neste momento de transição do país, estamos também em processo parecido que busca democracia e cria um espaço de voz e atuação à nossa Comunidade de Aprendizagem. As estruturas verticais fazem cada vez menos sentido para nós e a gestão horizontal, participativa e compartilhada é a nossa escolha.
O método organizacional de gestão horizontal tem seu princípio básico em uma estrutura sem valorização de relações de poder. Assim como o nome mostra, contrapõe a gestão vertical (derivada da hierarquia) como uma forma mais participativa, em que as decisões são tomadas em conjunto e, portanto, tem a responsabilidade dividida entre os membros.

Essa perspectiva de gestão está amplamente amparada pela legislação brasileira. A Constituição Federal de 1988 aponta a gestão democrática como um dos princípios para a educação brasileira e ela é regulamentada por leis complementares como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e o Plano Nacional da Educação, em sua meta 19.
O caminho organizacional que valoriza o saber coletivo é uma tendência mundial presente desde as jovens start-ups a grandes e modernas empresas como Tesla, Google, NetFlix e Semco, premiada internacionalmente por romper a tradição destas estruturas.

Por aqui chegou o momento de entendermos e ampliarmos os métodos quer usamos. Nossa Assembleia é soberana e o consenso é uma constante busca. Estão sendo criados grupos de discussão, fóruns virtuais e comissões que nos ajudem a fortalecer os princípios democráticos por nós defendidos e esta carta é também um convite para que você se integre a esta construção.

Quer participar? Envie um e-mail para comunica@projetoancora.org.br que te incluiremos em nossa lista de colaboradores da gestão em gestação.

Projeto Âncora