Tempo estimado para leitura deste texto: 2 minutos
CARTA DO MES Faixa Com Logo

Cotia, outubro de 2019

Chegamos aos 24 anos! Só isso já vale uma festa. Para uma organização social isso é bastante, principalmente em nosso país.

Veja alguns dados interessantes sobre as ONGs (ou OSCs  – Organizações da Sociedade Civil):

 Existem 10 milhões de ONGs no mundo. Se fossem um país seriam a 5ª maior economia do mundo.  Uma em cada três pessoas no mundo já doou para uma ONG. Três em cada quatro empregados de ONG são mulheres. Nos EUA há mais de 1,4 milhões de ONGs e empregam mais que 11 milhões de pessoas. No Canadá 84% das pessoas doam para ONGs, num total de 10,6 bilhões de dólares todos os anos. 40% da população francesa se voluntariam em ONGs e 22% doam dinheiro. No Brasil sete em cada 10 pessoas doaram dinheiro nos últimos 12 meses, a quantia média é de 200 reais. A maioria dos brasileiros considera que o impacto das organizações sociais no Brasil é positivo para as comunidades locais e para o Brasil. (Dados do idis.org e techreport.ngo)

Com 24 anos, o jovem Âncora ainda tem dificuldade para se autossustentar. Pela primeira vez mapeamos 15 áreas com potencial para se tornarem fortes fontes de recursos permanentes. Pela primeira vez também estamos estruturando a mobilização de recursos e com uma diretoria para cuidar disso. A ordem é diversificar, não depender de um grande doador, mas envolver todos, desde a equipe interna, as famílias, as pequenas e grandes empresas locais, os vizinhos e você. Uma comunidade mantendo um projeto que foi feito para o Brasil. E o Âncora podendo ser também uma empresa social, vendendo seu know-how em inovação pedagógica.

Eis aqui algumas das possibilidades para que todos os amigos e admiradores, possam se tornar mantenedores do Projeto Âncora e multiplicar para seus amigos e familiares:

  1. Participar da campanha para doação a partir de R$ 20,00 mensais para a manutenção da escola.
  2. Vincular seu CPF ao Projeto Âncora diretamente na página da Receita Federal, para que o Âncora receba os incentivos fiscais de todas as suas compras via nota fiscal paulista.
  3. Frequentar os eventos do Projeto Âncora.
  4. Fazer suas festas, aniversários ou eventos corporativos nos espaços do Projeto Âncora.
  5. Nos indicar para as pessoas que fazem a declaração de Imposto de Renda no modo completo, para aproveitarem o incentivo fiscal e doarem 6% de seu imposto devido.
  6. Nos indicar para empresas de lucro real para que destinem ao Âncora os incentivos fiscais sobre o imposto de renda a ser pago.
  7. Ou doações espontâneas diretas na conta do Projeto Âncora ou da Comunidade de Aprendizagem Âncora.

Convidamos cada um para ser âncora desse projeto que vem conquistando prêmios e inspirando outras ONGs e escolas ao redor do mundo – acabamos de receber duas romenas que vieram aprender conosco! Enfim… precisamos de ajuda!

Com carinho

Regina Machado Steurer

http://escolaprojetoancora.org.br/caa/