Tempo estimado para leitura deste texto: 1 minuto
Lançamento
Lançamento

QUER MAIS CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO?

Educandas e educandos do Projeto Âncora são co-autores de um dos capítulos do: Criatividade – mudar a educação, transformar o mundo, o novo livro digital do programa Escolas Transformadoras, apresenta a criatividade como um valor e uma habilidade essencial para a formação de pessoas capazes de transformar a educação e a sociedade.

Aqui, mais de 40 autores e autoras, entre estudantes, professores, gestores de escola, pesquisadores, profissionais do terceiro setor e professores universitários, abordam a criatividade como um dos valores transformadores essenciais para a superação de desafios na educação. Para aprofundar o estudo, baixe o PDF desta iniciativa da ASHOKA e Instituto Alana. Que honra!

“A teia das emoções”, das educadoras Tairine Matzenbacher e Taís Russo, expõe uma experiência realizada na escola Amigos do Verde, de Porto Alegre. As autoras defendem – e provam na sua prática – que o autoconhecimento, o reconhecimento e a expressão de sentimentos são essenciais para um ambiente facilitador de novas formas de ser e conviver. No texto-colagem “Âncora com asas”, cinco estudantes do Projeto Âncora (Cotia, SP) narram suas descobertas, transformações, alegrias e dores em um processo de ensino e aprendizagem da vida, dentro e fora da escola. Ezo Nicolau, Luana Fonseca, Mariana 14 Reis, Mariana Santino e Sofia Reis exploram, assim, o horizonte da criatividade em um viés muito pessoal, cuja topografia é perfilada pela busca de um “ser no mundo e com o mundo” mais autêntico e pleno. E temos um bônus aqui! Enzo partilha o poema “Aê”, um intenso jogo de palavras com o aprender e desaprender a ser que é o crescimento e a chegada da juventude.

Baixe o PDF aqui e agora!