Tempo estimado para leitura deste texto: 2 minutos

Bibliocielo 0080

 

No dia 25/11, o Grupo de Responsabilidade da Biblioteca (Projeto Âncora) e o Time do Bem (Cielo) se reuniram para realizar uma importante e necessária ação para nossa escola: o primeiro mutirão para catalogação virtual dos livros. Das 8h às 17h de um sábado ensolarado, recebemos no Projeto Âncora em torno de 50 voluntários do Time do bem, que sob as orientações dos educandos e educadores do Âncora, realizaram a catalogação de cerca de 600 livros.

Essa ação faz parte das iniciativas dos educandos e educandas do G.R. da Biblioteca para melhorar a pesquisa em nossa escola. A catalogação permite com que as crianças, a partir de qualquer computador da escola, acessem o sistema da catalogação e possam encontrar livros para suas pesquisas a partir de palavras-chave (do tema que está sendo estudado). A catalogação também permite com que tenhamos mais organização com os livros e, portanto, possamos fazer muito mais empréstimos. E os livros passam a circular mais e mais! Até chegarmos ao sonho e abrir a biblioteca todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos, para a comunidade. Vamos em frente!

A partir dessa necessidade de catalogação, as crianças e jovens do grupo puderam desenvolver diversas habilidades e aprenderem coisas relacionadas às diversas áreas do conhecimento (durante dois anos, nas reuniões do grupo, foram pautas: revisão dos livros, reorganização das estantes, definição do critério de organização das sessões, lista de livros novos que precisamos, estimativa, recepção dos voluntários, mapeamento de sessões, debates sobre que livros/temas são ou não necessários em nossa Biblioteca, entre muitos outros). Desenvolvimento de postura reflexiva, argumentação, oralidade, respeito a opinião do outro, persistência, paciência e superação são alguns os pontos trabalhados a cada reunião, no desenvolvimento de cada pauta (a pauta a ser resolvida é pretexto para desenvolvimento de tantas e tantas questões humanas, tornando o processo muito mais rico e significativo que o resultado).

Nossa gratidão ao Time do Bem da Cielo, pela parceria tão significativa. O trabalho no mutirão foi repleto de interação e coletividade. Todos juntos conseguimos uma biblioteca mais organizada, limpa e viva.

E para coroar essa colaboração tão bem vinda, celebramos a doação que o Time do Bem fará: além do mutirão de catalogação, os voluntários da Cielo se organizaram e arrecadaram livros novos que a Escola Projeto Âncora está precisando (livros de pesquisa e de literatura).

Viva a corrente de bem! Viva a vontade de ajudar! Viva a aprendizagem significativa.

 

Texto: Caroline Florêncio

Fotos: Diego Rossi

 

Bibliocielo 0067