Tempo estimado para leitura deste texto: 3 minutos

Estar no Projeto Âncora é lidar com situações inusitadas e atividades que nos apresentam diversas realidades na construção da comunidade de aprendizagem que buscamos cotidianamente. O mundo todo é a nossa casa comum. Confira algumas atividades:

 

Roberto Pompeia
  • Procurando a geometria em todos os espaços

A casa atelier do arquiteto Roberto Pompéia já recebeu duas turmas da Iniciação. Foram visitas de descobertas mágicas das formas. Batiam palmas ao observar que uma forma está dentro de outra e em toda a natureza. Curiosidade e diversão, assim foi o aprendizado do Projeto “Atelier em todos os espaços “, conduzido pela arte educadora Patricia Borges.

Img 5884web

 

  • Ôkupa  Tupinambá

“Gostamos de armas e entendemos que a melhor arma da atualidade é a educação”, disse o cacique Ramon Tupinambá que junto com sua mulher, Nadia Akauã Tupinambá, estiveram no Projeto para um cine vivencia onde todos os presentes puderam absorver conhecimentos mais profundos sobre esta etnia do sul da Bahia que foi o primeiro povo que os Portugueses encontraram ao chegar no Brasil. Guerreiros resistentes, afetivos, curandeiros e bem humorados, proporcionaram uma linda vivencia com cine, conversa, dança e artesanato que encantou a todos os presentes. Uma atividade do ÔKupa Âncora e da Floresta Dos Unicórnios. Gratidão Nicole pelo lindo presente.

Img 20170831 Wa0041
  • SCAPE 60

    O passeio começou começou saindo a pé do Âncora para pegar um Ônibus de linha para o Scape 60,  uma experiência indoor  vivenciado em um ambiente de mistério e especialmente desenvolvido para aguçar suas habilidades e sua inteligência. 20 jovens e dois educadores participaram da atividade desvendando os mistérios da sala através do raciocínio lógico de sessenta minutos. Além da diversão da atividade o tour pela cidade trás aos jovens autonomia e liberdade de aprendizagem. Os tutores João e Clara que conduziram a atividade

    Img 20170823 Wa0018

  • GR do laboratório na ETEC

    O Grupo de Responsabilidade do Laboratório surgiu do interesse de algumas crianças para criar um Laboratório no Projeto Âncora. Este grupo existe há um bom tempo e muito se pesquisou, algumas campanhas foram feitas, recebemos doações e finalmente foi criado um Laboratório no Projeto Âncora. Para modificar e adaptar o Laboratório seria necessário entender como deve funcionar um laboratório de uma escola. Já haviam feito visitas e inclusive utilizado o laboratório da GE, mas, mas não tinha referência de um laboratório escolar. Sendo assim, a visita ao laboratório da  ETEC de Cotia foi mais uma grande conquista do Grupo. Na visita a ETEC, as crianças perceberam como é importante certos cuidados para manipulação de certos produtos, frascos, equipamentos e enfim, criar normas que garantam segurança e manutenção do laboratório. A tutora em ciências Patricia Souza que organizou o encontro.

    Img 20170831 Wa0026

  • Saneamento ecológico

    Rodolfo de Almeida diz que “está” presidente da SEAE – Sociedade Ecológica Amigos do Embú, ONG existente há 40 anos na cidade de Embú das artes. Tivemos a honra de recebe-lo para uma palestra sobre saneamento ecológico, uma solução para um grande problema em nossa região. Ele trouxe água do Tiête e comparou com a água da fossa dele e as crianças do Grupo de Responsabilidade da Horta e do GR da Água, ambos mediados pelo tutor engenheiro ambiental Anderson, fizeram uma série de perguntas sobre maneiras de se tratar esgoto e entenderam com mais profundidade sobre a técnica de wetlands , também chamada de zona de raízes ou jardim filtrante, como maneira barata, ecológica e eficiente de tratar águas negras.

    Les Miserables

  • Les Miserables e nós

Recebemos 30 ingressos para assistir a super produção Les Miserables, no teatro Renault. Os contemplados foram educadores que se interessaram a assistir o espetáculo que completa 25 anos, inspirado no romance homônimo escrito pelo autor francês Victos Hugo no século 19. Mais de 70 milhões de pessoas já assistiram o espetáculo em todo o mundo, foi traduzido em 22 idiomas e ganhou 125 premiações. Quem nos proporcionou esta oportunidade foi  a CIELO, a apoiadora do Âncora desde 2016.

 

Img 5913web
  • Viver e o vôlei

Na sexta feira, primeiro de setembro, os times masculino, feminino e misto do Projeto Âncora, foram jogar um amistoso do vôlei na Escola Viver. Foram 3 jogos. Perdemos  dois e ganhamos um. O Viver é uma escola parceira, inclusive, mapeada como nós, entre as 178 criativas e inovadoras conforme o MEC. Alguns de nossos educandos, já foram educandos no Viver!