Img 3740web

 

Existem três pilares que sustentam a prática no Projeto Âncora:

Valores

Multirreferencialidade teórica

Marco legal

 

Valores

AFETIVIDADE

HONESTIDADE

RESPEITO

RESPONSABILIDADE

SOLIDARIEDADE

 

Multirreferencialidade teórica

 

Em nossa proposta pedagógica converge uma multirreferencialidade de tendências: de Freinet a Piaget, de Montessori a Ferrer, de Rogers a Illich, de Ferrero a Bartolomeis, de Krishnamurti a Steiner, de Vigotsky a Varela, de Morin a Deleuze.

Mas, no cerne da fundamentação estão aqueles que, no decurso do século XX, apontaram caminhos para a educação do Brasil:

 

AGOSTINHO DA SILVA

ANÍSIO TEIXEIRA

CECÍLIA MEIRELES

DARCY RIBEIRO

EURÍPEDES BARSANULFO

FERNANDO AZEVEDO

FLORESTAN FERNANDES

HELENA ANTIPOFF

LAURO DE OLIVEIRA LIMA

LOURENÇO FILHO

MARIA AMÉLIA PEREIRA

MARIA NILDE MASCELLANI

NISE DA SILVEIRA

PAULO FREIRE

RUBEM ALVES

RUI BARBOSA

Referências Bibliográficas

 

Lauro de Oliveira Lima:  A construção do homem segundo Piaget /  A Escola Secundária Moderna /  Educar para a Comunidade. Anísio Teixeira:  Educação e o Mundo Moderno /  Educação não é privilégio /  Educação para a democracia. Fernando Azevedo:  A educação entre dois muros /  A educação e seus problemas. Rubem Alves:  A Escola com que Sempre Sonhei sem Imaginar que Pudesse Existir /  Conversas com quem gosta de ensinar /  Entre a ciência e a sapiência. Maria Teresa Nidelcoff:  A escola e a compreensão da realidade  /  Uma escola para o povo. José Pacheco:  Quando Eu For Grande Quero ir à Primavera – Ed. Profedições /  Escola da Ponte – Formação e Transformação da Educação – Editora Vozes. /  Diálogos com a Escola da Ponte – Ed. Vozes. /  Escola da Ponte – Vila das Aves – Portugal – Ed. Rovelle /  Escola da Ponte – Defender a Escola Pública – Ed. Profedições. /  Caminhos para a Inclusão – Ed. Armed. /  Avaliação na Educação – Ed. Melo. /  Aprender em comunidade  Ed. SM. Yves de La Taille:  Limites: três dimensões educacionais.  Eduardo Chaves:  A Pedagogia de Projetos de Aprendizagem. Ladislau Dowbor:  Espaço da educação e espaço da vida.  Maria Nilde Miscellani:  Uma pedagogia para o trabalhador. Paulo Freire:  Pedagogia do Oprimido /  Pedagogia da Autonomia  / Pedagogia da Indignação. Eurípedes Barsanulfo:  Eurípedes Barsanulfo, um educador espírita na Primeira República. Makarenko:  Poemas Pedagógicos /  Conferências sobre educação /  Livros dos Pais I e II. Jean Piaget:  O juízo moral na criança /  Construção do real na criança /  A noção de tempo na criança /  A psicologia da inteligência. Céletin Freinet:  A Educação do Trabalho /  Pedagogia do Bom Senso /  O Método Natural. Ivan Illich:   Sociedade sem escolas. István Mézsáros:  Educação para além do capital. Francesco de Bartolomeis:  Introdução à Didáctica da Escola Activa. Lev Vygotsky:  Pensamento e linguagem /  Psicologia Pedagógica /  Psicologia da Arte /  Formação Social da Mente. William Kilpatrick:  The Project Method. Lei de Diretrizes e Bases. Parâmetros Curriculares Nacionais. Bases Nacional Comum Curricular. Plano Nacional de Educação.

Perfil Do Educador.jpgweb