Tempo estimado para leitura deste texto: 4 minutos

 

Instituto Doar e Revista Época premiam as 100 melhores ONGs do Brasil

 

Logo Projeto Ancora

 

 

Nós e outras 99 organizações acabaram de ser reconhecidas como as melhores ONGs do Brasil.  Trata-se da primeira edição da #melhoresOngs e é uma iniciativa do Instituto Doar e a Revista Época. Teve um número surpreendente de 1560 inscrições ! A premiação já nasce com êxito. São mais de 300 mil ONGs no Brasil. Entre associações de caridade, organizações da sociedade civil, institutos e fundações filantrópicas, estar entre as 100 é um reconhecimento que nos fortalece no trabalho de Educação a serviço do Desenvolvimento Social.

 

Dia 07 de agosto aconteceu a premiação, com cerca de 300 pessoas no espaço Sapato Laranja na Vila Olímpia e estar junto com instituições como AACD, Casa do Zézinho, SOS Mata Atlântica, WWF Brasil, Actionaid, Doutores da Alegria, Brazil Foundation, entre outras que oferecem seu trabalho a favor da vida é uma enorme honra. Saiba mais no Portal da Revista Época

 

Img 5356web

 

As organizações filantrópicas têm pouco espaço na mídia a não ser para dizer de suas dificuldades ou de casos isolados de desvios de recursos públicos. Acontece que a ampla maioria das organizações faz um trabalho sério e estava na hora de reconhecê-lo, premiando a gestão e transparência das melhores. Para o Instituto Doar, que valoriza os bons exemplos através de um Selo de Qualidade chegou a hora de criar um estímulo para as ONGs e uma vitrine para os potenciais doadores se decidirem a doar. ONGs exemplares merecem o reconhecimento e o dinheiro de doadores conscientes. É esse o objetivo do Prêmio Melhores ONGs.

 

Para O Instituto Doar, mais do que um prêmio e seus vencedores, há um ecossistema que se beneficia do processo todo. Uma ONG pode e deve ser estimulada a melhorar continuamente e em todo o mundo há dados que confirmam que certificações, prêmios e reconhecimentos aumentam significativamente a confiança dos doadores e consequentemente aumenta o volume de doações. No Brasil, como em outros casos, há pouca pesquisa sobre isso.

O objetivo é que não só estas primeiras 100, mas o maior número possivel de ONGs, entre as mais de 300 mil existentes neste país, possam através desta parceria do Instituto Doar com a Revista Época, estabelecer padrões para a melhoria contínua. Aumentam sua legitimidade e reputação e aumentam os recursos de doadores para elas.

Processos administrativos, contábeis, financeiros, de comunicação, são verificáveis . Recomenda-se que sejam públicos e transparentes, já que os recursos são provenientes de doações e patrocínios  e se espera o melhor uso desse dinheiro. Metodologias, pedagogias e procedimentos de cada ONG com seus públicos não podem nem devem ser comparáveis nem muito menos ranqueados. Mas a gestão e a transparência dos recursos, sim. É isso que o premio mediu e é assim pretende seguir fazendo: premiando ONGs cujos dados são mensuráveis e objetivos.

Melhores ONGs é portanto um guia que facilita para o doador na hora de escolher pra quem doar.  É hora de valorizar o que é nosso e apoiar uma causa que te sensibilize. A Cielo, Highline, Grupo Gamaro, Petrobrás, Natura, Tirolês, Kim Pães também nos apoiam e defendem a Transformação Social por meio de inovação em educação. Venha conosco!

Img 5346web

 

Sobre nós:

O reconhecimento de estar entre as 100 melhores ONGs do Brasil, confirma o desejo comum de mudar a educação em nosso país, mas não muda nossa realidade. Somos uma ONG sem fins lucrativos. Contamos com mantenedores, patrocinadores e colaboradores financeiros que acreditam nessa causa: transformar a sociedade por meio da promoção social, educação e cultura, oferecendo aos educandos conhecimento e capacidade para protagonizar mudanças em sua condição social e econômica, sendo agentes da transformação em seus núcleos familiares e na comunidade, contribuindo para que Cotia se torne uma Cidade Educadora.

O Projeto Âncora é Associação Civil de Desenvolvimento Social, beneficente, filantrópica e cultural, de fins não econômicos e não lucrativos, fundada em 23 de setembro de 1995 com o desafio de melhorar a realidade de crianças e adolescentes de baixa renda de Cotia e região, por meio de experiências educacionais, culturais, artísticas e esportivas que complementassem o ensino escolar, além de programas como creche, educação infantil, oficinas e cursos profissionalizantes. Acreditamos que a educação transformadora é um caminho claro para o desenvolvimento social.

A Instituição já beneficiou diretamente mais de seis mil crianças, adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade social em periferias dos municípios de Cotia, Osasco, Carapicuíba, São Paulo, Embu das Artes.

Img 6352web

No ano de 2012, o Projeto Âncora inaugurou uma escola de ensino fundamental com uma inovadora filosofia educacional, inspirada na Escola da Ponte de Portugal, implantando um modelo organizacional de gestão democrática e uma reorganização das estruturas educativas tradicionais. A Escola Projeto Âncora, particular e gratuita, passou a somar-se ao trabalho já executado, possibilitando assim o atendimento integral de cerca de 180 crianças e jovens no ensino escolar e proporcionando diversas atividades complementares. Em 2017, a Instituição passou a oferecer também ensino médio e foi mapeada pelo MEC como uma das 178 instituições legais, inovadoras e criativas do Brasil. Reconhecimentos

Assim o Projeto Âncora, englobando desenvolvimento social e aprendizagem escolar básica, tem como objetivos contribuir à construção de cidadãos conscientes de suas capacidades para coletivamente formar uma sociedade justa, equilibrada e sustentável, a partir de uma prática educacional acolhedora e participativa na construção de Comunidades de Aprendizagem. Mais sobre Comunidade de Aprendizagem

A Instituição está instalada em terreno de 12.000 m² na cidade de Cotia e dispõe de uma infraestrutura com salas de aprendizagem, laboratórios, quadra de esportes, circo, biblioteca, cozinhas, pista de skate, refeitório, hospedaria, assim como áreas verdes, arborizadas com frutíferas, canteiros de ervas e uma horta.

Bons parceiros têm nos ajudado a construir essa trajetória: Cielo, Highline, GE, Natura Cosméticos, Petrobras e Grupo Gamaro, entre outras empresas, além de pessoas físicas. A doação se dá pelo direcionamento de parte do Imposto de Renda, por meio do incentivo fiscal ou apadrinhamento de uma criança.

 

Escolha a sua maneira de contribuir e se integrar em nossa Comunidade de Aprendizagem e contribua na construção de um mundo mais cooperativo, sábio e feliz.

 

https://www.projetoancora.org.br

Estrada Municipal Walter Steurer, 1239 / Cotia- SP

Tel: 11 4612 99 66

Imprensa: Ana Alcantara – 11 99913 87 20