Okupa Invertido

Movimento de ocupação do espaço disponível do Projeto Âncora

com arte, cultura e fortalecimento de vínculos de forma democrática com e para toda a comunidade.

 

No final de 2015 escolas estaduais da Grande São Paulo foram ocupadas gerando protagonismo e uma outra forma de organização da escola e do currículo, empoderando estudantes e organização civil.
O “Occupy Wall Street” descrito como um movimento de resistência, sem liderança, com pessoas de muitas cores, gêneros e opiniões políticas, acontece nos Estados Unidos desde 2011 e questiona a riqueza do 1% contra os outros 99%.
O OKupa na Europa começa na Grã Bretanha na década de 60 e fortifica na Espanha na década de 80, com a finalidade de ocupação artística e cultural de prédios abandonados nas cidades. O que todas estas iniciativas têm em comum? – Participação social, política e artística da comunidade em intervenções e ações locais, dentro de um contexto global.

Inspirados também por estes movimentos mundiais, impulsionados pela crise econômica, social e política no Brasil e sonhando com um maior envolvimento da comunidade local, surge o Ôkupa Âncora. “Percebemos que há muitas riquezas no Âncora que poderiam ser melhor compartilhadas por todos de maneira justa, democrática e colaborativa. Horários disponíveis, espaço generoso, fins de semana ociosos, equipamentos de qualidade, são muitas as riquezas materiais e imateriais da entidade.”, diz Regina Machado Steurer, co-fundadora do Projeto Âncora e precursora do Ôkupa. A criatividade, notório saber e empreendedorismo ganham com o Ôkupa neste momento um “novo” lugar, capaz de gerar outras tantas riquezas ilimitadas em benefício de todos.

Img 4646web

No final de 2015 o “Âncora de Portas Abertas” e inaugurou o movimento Ôkupa unindo comunidade escolar, artistas, artesãos, educadores, educandos, visitantes, vizinhos, pais e responsáveis. Os tutores, crianças e famílias embaixo das árvores avaliando juntos o semestre do educando, bazar com artesanatos da comunidade, brechó, praça de alimentação, oficinas de teatro, circo, capoeira, artes plásticas, apresentações circenses e cortejo musical fizeram deste dia, co-criado com o grupo de responsabilidade dos eventos, formado por crianças e jovens da instituição, uma amostra do sonho concreto da “ocupação” ordenada. Esta profusão de atividades reflete o trabalho de Comunidades de Aprendizagem proposto pelo Âncora, na educação que transborda os muros da ONG, sem exclusão, onde todos os cidadãos são educadores e aprendizes.

Há oito anos o Âncora disponibiliza a quadra para o futebol adulto que acontece terças e quintas, a partir das 20h. Só aparecer para se integrar aos times e jogar. Como estratégia de envolvimento da comunidade, em abril deste ano, abriu-se oficinas à comunidade. Agora, qualquer pessoa pode vir e fazer uma série de atividades no Projeto Âncora. São oferecidas oficinas de teatro com o ator premiado Fábio Neppo, ,Yoga com o Kamla Studio, mosaico com as oficineiras formadas por este negócio social que acontece no Âncora desde 1997, música com o maestro okupante Marcio Andrade, contação de histórias com Roselaine Palma. Estas atividades são cobradas, porém, flexíveis dentro dos princípios da economia criativa. A dupla de brincantes Vanessa e Lucila oferecem vivências de mães com seus bebês de até 1 ano, para ampliar o repertório destas famílias em direção a saúde e afetividade.

Em nossas festas e celebrações, a parte gastronômica, artesanato, bem estar e bazar também é do ÔKupa Âncora, promovendo prosperidade sustentável para nosso entorno e famílias atendidas.

Img 3555web

A construção deste movimento depende do protagonismo de cada participante e se você tem saberes e fazeres a oferecer, venha para as reuniões do ÔKupa, todas às quartas, das 19h30 às 21h. Para vir fazer uma ou mais atividades é só aparecer numa das reuniões de quarta. A proposta é vir ao Âncora e ocupar.Todos são bem vindos.

 

OFICINAS:

Yoga, Música, Brincadeiras com bebês, Mosaico e Teatro

 

 

VIOLÃO – FLAUTA DOCE – CANTO
99427 4612
com Marcio de Andrade

MOSAICO

94744 78 02

com Ângela

 

Teatro

99437 76 07

com Fabio Neppo

 

YOGA KAMLA

4612 9118

com Beatriz e Sandra

 

BRINCADEIRAS COM BEBÊS

96081 9975

com as brincantes Vanessa e Lucila

 

No Face: https://www.facebook.com/okupaancora/