Entendemos que para transformar a educação é necessário transformar os educadores, para tanto o Projeto Âncora oferece diversas maneiras de nos conhecer para assim se inspirar na construção dos novos paradigmas da educação:

A teoria nunca deveria vir antes da prática. Para sermos coerentes com o que acreditamos e procuramos praticar com as crianças, o Projeto Âncora oferece VIVÊNCIAS, àqueles que queiram nos conhecer, experimentar e se inspirar.

Vivência de um dia

Circo Romenia

Carmem e Christina da Romênia e Caio que veio de Fortaleza fizeram a vivência de um dia em setembro de 2019

Participe de nossa Comunidade de Aprendizagem e conheça um
pouco do nosso dia a dia: como são feitas as tomadas de decisões, a gestão dos conflitos, a participação no grêmio, nos grupos de responsabilidade, assembleias, tutorias, oficinas, mediação de projetos, rodas de conversa, conselho de famílias e partilha de conhecimentos.

O visitante pode perceber o espaço e ter contato com a nossa história e nossa prática acompanhados por educandos e participando de uma rodas de conversa com educandos, com a coordenação pedagógica, as gestoras, a fundadora.

A dinâmica de visitação consiste em:
8:30h Recepção – Utilizar banheiro, tomar água e receber as orientações gerais.
Das 9h10 às 10h10 – Conhecer os espaços e o trabalho desenvolvido, acompanhados por educandos.

Se quiser participar da Vivência de um dia, por favor responda este formulário e aguarde nosso retorno.

http://goo.gl/forms/ZWDLVRNUET

Para mais informações e agendamento comunique-se com Pamela:
comunica@projetoancora.org.br

Vivência de 1 semana

Vivencia de 5 dias

Educadoras da Escola Trilhas em Curitiba recebem a ajuda de Kauã na cozinha de nossa hospedaria

Envolvendo-se durante uma semana nas atividades do Projeto Âncora, os participantes vivenciam a práxis dos trabalhos, através de uma programação que garante uma rica vivência é toca junto aos educandos, educadores, oficineiros, gestoras, demais funcionários e famílias atendidas.

O programa vai de segunda a sexta, os participantes se hospedam, se alimentam no próprio Âncora e experimentam amplamente a nossa prática.

Se interessou pela vivência de 1 semana? Preencha este formulário que entraremos em contato.

Maiores informações com Pamela: comunica@projetoancora.org.br

O Projeto Âncora ajuda a promover uma rede de apoio e compartilhamento de experiências e saberes com as instituições interessadas. A busca pela transformação da prática educativa torna-se mais vigorosa quando há partilhas, reflexões, trocas de saberes, acompanhamento com aqueles dispostos a ajudar.

Para ASSESSORIAS, CURSOS E PALESTRAS entrar em contato com Pamela: comunica@projetoancora.org.br

IMG 3776Web

  1. Assessoria

Fazer com e não para.

A Escola Projeto Âncora ajuda a promover uma rede de apoio e compartilhamento de experiências e saberes com as instituições interessadas. A busca pela transformação da práxis educativa torna-se mais vigorosa quando há partilhas, reflexões, trocas de saberes, acompanhamento com aqueles dispostos a ajudar.

A assessoria pode se dar com trocas de e-mails, Skype, indicações de leituras, entre outras necessidades construídas junto aos educadores do Projeto Âncora.

Maiores informações com Pamela: comunica@projetoancora.org.br

  1. Palestras

Histórias e experiências geram profundas mudanças

Educadoras e educadores se disponibilizam para contar o que fazem e tirar dúvidas sobre o Projeto Âncora. Um grupo de crianças também está apto para ministrar palestras e rodas de conversa, acompanhados de algum educadorx.

Para nos convidar para palestrar, entre em contato com Pamela por e mail: comunica@projetoancora.org.br

6. Fazer a Ponte no Brasil

“Fazer a Ponte no Brasil”

Ao unir as experiências transformadoras do Professor, consultor e palestrante José Pacheco, com os educadores da Escola Projeto Âncora e a coordenação digital e comprometida do professor Wilson Azevedo da Aquifolium o “Fazer a Ponte no Brasil” já formou mais de 1.300 pessoas nos últimos três anos consecutivos. Motivados pela Escola da Ponte em Portugal, fundada pelo professor José Pacheco e que se tornou mais conhecida a partir do livro de Rubem Alves (“A Escola Com que Sempre Sonhei Sem Imaginar que Pudesse Existir”), muitos educadores têm procurado inovar em suas escolas, buscando aplicar no Brasil algumas das ideias e práticas ali adotadas.

O curso FAZER A PONTE NO BRASIL, em sua quarta edição, oferece a oportunidade de conhecer melhor a experiência a partir da Escola Projeto Âncora, também inspirada na Escola da Ponte, também co-fundada pelo professor José Pacheco, traduzindo para realidade brasileira a escola dos sonhos de Rubens Alves.

O curso é inteiramente on-line e sem horas marcadas, promovendo intensa interação e contribuindo para formação de comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa. Os participantes terão seus endereços eletrônicos colocados em um sistema de conferência eletrônica via e-mail com interface web, onde haverá trocas diárias com os coordenadores do curso e educadores envolvidos.

O curso tem 30 horas-aula de carga horária e 15 dias úteis de duração. Recomendamos que o aluno separe um horário diário para dedicar-se à leitura dos textos e das mensagens distribuídas pelo sistema de conferência eletrônica.

Nova turma em março de 2020

Inscrições acesse: http://www.aquifolium.com.br/educacional/pontenobrasil/

“A vinculação de um de nossos programas a um outro programa institucional (parte de workshop e/ou cursos em geral), precisa ser comunicada previamente, avaliada e aprovada pela equipe Âncora”.