Entendemos que para transformar a educação é necessário transformar os educadores, para tanto o Projeto Âncora oferece diversas maneiras de nos conhecer para assim se inspirar na construção dos novos paradigmas da educação:

“Educar é ajudar o outro na construção da sua identidade. Dar as mãos e trocar experiências”.

Caras e caros visitantes

Neste ano de 2019 o Projeto Âncora, por motivos legais, financeiros e de alinhamento institucional, passa por uma reestruturação do seu corpo docente e da sua gestão. Continuamos fiéis aos nossos princípios e valores orientados pela filosofia e pedagogia que vem encantando e inspirando gente mundo afora, que pode ser encontrada na Carta de Princípios de 1998, e no Plano Político Pedagógico da Escola Âncora.

Para que possamos nos concentrar na formação de novos educadores, a volta do contraturno e o planejamento escolar, escutando famílias, educandas, educandos e conselho consultivo, sentimos a necessidade de apenas retomar o agendamento das visitas no segundo semestre deste ano. Independente da opção que escolher, pode preencher a ficha de inscrição que entraremos em contato no segundo semestre.

Pedimos desculpas pela alteração e agradecemos a compreensão.

IMG 2509Web

Programas “Transformação Vivencial” 

Venha participar de nossa Comunidade de Aprendizagem e conhecer diferentes caminhos na educação: tomadas de decisões, gestão de conflitos, participação em assembleias, grupos de responsabilidade, tutorias, oficinas, mediação de projetos, rodas de conversa e partilha de conhecimentos.

  1.    Visita 

A visita guiada aproxima do Projeto Âncora aqueles que o querem conhecer.

O visitante pode perceber o espaço e ter contato com a nossa história e nossa prática acompanhados por educandos e participando de uma roda de conversa mediada por educadores.

A nossa dinâmica de visitação consiste em:
9h – Recepção – Utilizar banheiro, tomar água e receber as orientações gerais.
Das 9h10 às 10h10 – Conhecer os espaços e o trabalho desenvolvido, acompanhados por educandos.
Das 10h15 às 12h – Roda de conversa com educadores, educandos e café.

Se for nos visitar, favor responder este formulário e aguardar nosso retorno.

http://goo.gl/forms/ZWDLVRNUET

Grupo de responsabilidade das visitas do Projeto Âncora

Rede pública de Cotia tem gratuidade neste programa

  1. Um dia no Âncora

Quem vivencia um dia no Projeto Âncora sai com mais dúvidas do que quando entra. 

SEB 8885Web

Experimentando as atividades junto aos educadores e educandos, envolvendo-se por um dia na vida do Projeto, o participante repensa a sua própria prática.

A dinâmica da vivência de um dia consiste em:

9h – Recepção – Utilizar banheiro, tomar água e receber as orientações gerais.
Das 9h30 às 10h30 – Conhecer os espaços e o trabalho desenvolvido, acompanhados por educandos.
Das 10h30 às 12h – Vivenciar as atividades junto aos educadores

Das 12h às 13h – Almoço e momento de conversar com educandos

Das 13h às 14h30 – Vivenciar as atividades junto aos educadores

Das 14h30 – 16h -Roda de conversa com educadores, educandos e café.

Serão formados grupos de, no máximo, 15 pessoas.

Educadores da rede pública e de ONGs  tem 50% de desconto.

Se interessou pela vivência? Preencha este formulário que entraremos em contato.

Para mais informações e agendamento com Adriele: comunica@projetoancora.org.br

  1. Vivência Transformadora

A imersão em uma nova dinâmica educativa provoca a transformação da teoria e da prática.

Envolvendo-se durante uma semana nas atividades do Projeto Âncora, os participantes vivenciam a práxis dos trabalhos, através de uma programação que garante uma rica vivência junto aos educando e educadores.

O programa da Vivência Transformadora dura uma semana (de segunda à sexta). Os participantes se hospedam no Projeto e experimentam amplamente a nossa prática pedagógica.

Se interessou pela vivência? Preencha este formulário que entraremos em contato.

Maiores informações com Adriele: comunica@projetoancora.org.br

Educadores da rede pública e de ONGs  tem 50% de desconto.

  1. Assessoria

Fazer com e não para.

A Escola Projeto Âncora ajuda a promover uma rede de apoio e compartilhamento de experiências e saberes com as instituições interessadas. A busca pela transformação da práxis educativa torna-se mais vigorosa quando há partilhas, reflexões, trocas de saberes, acompanhamento com aqueles dispostos a ajudar.

A assessoria pode se dar com trocas de e-mails, Skype, indicações de leituras, entre outras necessidades construídas junto aos educadores do Projeto Âncora.

Maiores informações com Adriele: comunica@projetoancora.org.br

  1. Palestras

Histórias e experiências geram profundas mudanças

Educadoras e educadores se disponibilizam para contar o que fazem e tirar dúvidas sobre o Projeto Âncora. Um grupo de crianças também está apto para ministrar palestras e rodas de conversa, acompanhados de algum educadorx.

Para nos convidar para palestrar, entre em contato com Adriele por e mail: comunica@projetoancora.org.br

6. Fazer a Ponte no Brasil

“Fazer a Ponte no Brasil”

Ao unir as experiências transformadoras do Professor, consultor e palestrante José Pacheco, com os educadores da Escola Projeto Âncora e a coordenação digital e comprometida do professor Wilson Azevedo da Aquifolium o “Fazer a Ponte no Brasil” já formou mais de 1.300 pessoas nos últimos três anos consecutivos. Motivados pela Escola da Ponte em Portugal, fundada pelo professor José Pacheco e que se tornou mais conhecida a partir do livro de Rubem Alves (“A Escola Com que Sempre Sonhei Sem Imaginar que Pudesse Existir”), muitos educadores têm procurado inovar em suas escolas, buscando aplicar no Brasil algumas das ideias e práticas ali adotadas.

O curso FAZER A PONTE NO BRASIL, em sua quarta edição, oferece a oportunidade de conhecer melhor a experiência a partir da Escola Projeto Âncora, também inspirada na Escola da Ponte, também co-fundada pelo professor José Pacheco, traduzindo para realidade brasileira a escola dos sonhos de Rubens Alves.

O curso é inteiramente on-line e sem horas marcadas, promovendo intensa interação e contribuindo para formação de comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa. Os participantes terão seus endereços eletrônicos colocados em um sistema de conferência eletrônica via e-mail com interface web, onde haverá trocas diárias com os coordenadores do curso e educadores envolvidos.

O curso tem 30 horas-aula de carga horária e 15 dias úteis de duração. Recomendamos que o aluno separe um horário diário para dedicar-se à leitura dos textos e das mensagens distribuídas pelo sistema de conferência eletrônica.

Nova turma em março de 2019

Inscrições acesse: http://www.aquifolium.com.br/educacional/pontenobrasil/

“A vinculação de um de nossos programas a um outro programa institucional (parte de workshop e/ou cursos em geral), precisa ser comunicada previamente, avaliada e aprovada pela equipe Âncora”.